Grupo VECO marca presença em Feira que é sucesso no setor de Agricultura

Soluções para controle de contaminação são apresentadas na Hortitec 2012

Soluções para controle de contaminação são apresentadas na Hortitec 2012

Grupo Veco expõe equipamentos acessíveis ao pequeno produtor

Na produção de mudas, flores, cogumelos e plantas ornamentais, a constância no padrão de qualidade é fundamental para a competitividade do produto final. Critérios como aparência, durabilidade e resistência a pragas são alguns dos objetivos perseguidos pelos produtores e que têm o controle de contaminação como seu principal aliado. Durante a 19ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas
Intensivas, que aconteceu de 20 a 22 de junho, em Holambra, o Grupo Veco apresentou soluções em equipamentos e filtros que proporcionam ambientes livres de contaminação.

Tratam-se de equipamentos de fluxo unidirecional (laminar) que, como o próprio nome indica, mantém um fluxo constante de ar, que circula no
equipamento e não permite a entrada do ar externo e possíveis contaminantes. Neste ciclo, o ar é insuflado e passa por um filtro HEPA que garante a retenção de 99,99% das partículas com tamanho até três mil vezes menor que um milímetro. “Processos de clonagem e outras manipulações que passam a ser feitas dentro do equipamento, tem redução de mais de 90% nas contaminações. O que é bastante significativo nas produções deste segmento”, explica Luciano Figueiredo, gerente comercial do Grupo Veco.

Há alguns anos, este tipo de tecnologia era aplicada em indústrias farmacêutica e institutos de pesquisa, mas agora são acessíveis também aos pequenos produtores agrícolas. “É possível adquirir um equipamento deste fluxo unidirecional com baixo investimento, podendo ainda ser financiado, através de FINAME e Cartão BNDES. O retorno em produtividade vale o investimento”, reforça.

Durante a Hortitec, os visitantes puderam conhecer de perto equipamentos, inclusive em funcionamento. A empresa levou para a feira uma sala limpa, ambiente completamente controlado, com uma UFR, equipamento que proporciona grande melhora na qualidade do ar da sala, podendo até se obter uma área classificada. O Grupo Veco expos também o FUH – equipamento de Fluxo Unidirecional Horizontal e FUV – equipamento de Fluxo Unidirecional Vertical e o UD-600, utilizado para recirculação do ar, melhorando sua qualidade e eliminando partículas aéreas tais como bactérias, vírus, fungos, pólen e esporos. Os equipamentos podem ser utilizados em diversas aplicações, além das possibilidades de customização para atender as necessidade de cada cliente. “Produzimos o equipamento completo e podemos fazer projetos exclusivos que atendam às especificidades de determinada empresa”, garante Luciano.

Além de acessíveis os equipamentos demandam de baixa manutenção. É necessário fazer a certificação de funcionamento a cada seis meses e a troca dos filtros, quando tal necessidade for identificada pelo processo de certificação.

Galeria de fotos: